quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Biografia do artista


Pintura a esquerda , Mulher Tapuia de Albert Eckout

Pintor e desenhista, Albert Eckhout veio com Frans Post para Pernambuco, a chamada Nova Holanda na época, na comitiva do governador-general Johan Maurits, conde de Nassau-Siegen, conhecido em nossa história como Maurício de Nassau. O plano era retratar o Brasil Holandês para os investidores europeus saberem a importância das terras ocupadas.


Algumas de suas obras talvez tenham sido destruídas em incêndios. É provável que o próprio Eckhout conservasse alguma coisa para si, pois seus quadros apareceram em coleções particulares muito depois de sua morte. Embora alguns se perdessem durante a Segunda Guerra Mundial, ainda existem 80 telas de pássaros brasileiros, produzidas nos dez anos em que o artista esteve em Dresden, na Alemanha. Estima-se que o movimento artistico que mais influenciou na criação de suas obras foi o Barroco.


Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Eckhout. Ele não recebeu o mesmo reconhecimento que o colega Frans Post no mundo das artes e ficou esquecido durante séculos. Ainda hoje historiadores contestam o valor artístico de sua obra, exaltando apenas o documental.

Um comentário:

Renata, Lara e Fernanda (; disse...

Interessante a vida de Eckout, porém o blog poderia conter mais informações sobre suas obras, curiosidades ou até mesmo a perspectiva de vcs como grupo em relação ao artista estudado.
Respondendo o comentario de vcs, a enquete postada no nosso blog de uma forma ironica e descontraida irá nos dar uma noção de quantas pessoas pelo menos já ouviram falar de Degas pra que assim possamos fazer postagens e comentários direcionados aos nossos visitantes virtuais, tendo portanto uma conclusão construtiva.
:*